quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bulimia

A Bulimia Nervosa é um distúrbio alimentar grave.Abulimia é uma síndrome caracterizada por acessos repetidos de hiperfagia, elevada ingestão de alimentos calóricos e de umapreocupação excessiva em relação ao
 controle do peso corporal.
Caracteriza-se por episódios de ingestão compulsiva que consistem em comer, num
 curto período de tempo, uma quantidad
e anormalmente grande de comida, com a sensação de perda de controlo. Nestes episódios as doentes ingerem habitualmente comida que consideram "proibida" (como doces e hidratos de carbono). Estas doentes têm ainda comportamentos compensatórios como vomitar, usar laxantes, diuréticos ou outros medicamentos, fazer jejum e exercício físico excessivo.
Os episódios de ingestão compulsiva habitualmente começam durante ou após uma dieta restritiva. Estes episódios originam reacções emocionais negativas que
 muitas vezes precipitam os comportamentos de purga (vómitos, laxantes, diuréticos). As bulímicas quando têm os episódios de empanturramento e os comportamentos de purga sentem muita vergonha e culpabilidade. Tal como a anoréctica a bulimica tem uma obsessão exagerada sobre o próprio corpo, esta preocupação excessiva "obriga" as bulimicas a concentrar toda a sua atenção nos alimentos, que por sua vez se transformam em "inimigos". Habitualmente mantêm a sua doença em segredo (mesmo em relação aos seus familiares mais próximos) e procuram tardiamente ajuda especializada.
Estas doentes manifestam insatisfação com o seu corpo e desejos de serem
 mais magras.
Habitualmente têm um peso normal (ou ligeiramente acima ou abaixo do peso normal), mas acham-se gordas, especialmente em determinadas partes do corpo.
Estas doentes apresentam uma auto-estima baixa, tendem a ser perfeccionistas, tímidas, pouco auto-afirmativas e a ter dificuldades no relacionamento interpessoal.
Os episódios de ingestão compulsiva começam habitualmente durante ou depois de uma dieta restrita. Estes episódios originam reacções emocionais negativas que muitas precipitam os comportamentos de purga. As bulimicas quando têm 
os episódios de empanturramento e os comportamentos de purga sentem muita vergonha e culpabilidade. Habitualmente mantêm a sua doença em segredo (mesmo em relação aos seus familiares mais próximos) e procuram tardiamente ajuda especializada, também devido a manterem esses actos de purga em segredo, e ao facto de manterem o seu peso normal ou com pouca variação deste, essas pessoas conseguem esconder os seus problemas dos outros por
 anos...

As causas desta doença são principalmente:

  • Angustia e o stress
  • Falta de auto-estima
  • Tentativa de neutralizar o sofrimento, causado pela solidão
  • Valorização do corpo magro como ideal de beleza

Os comportamentos mais frequentes dos bulimicos são:

  • Ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos
  • Prática de grandes jejuns
  • Uso de diuréticos e laxantes
  • Indução do vómito
  • Prática exagerada de exercício físico

Sintomas Físicos:

  • Grandes oscilações no peso. No entanto, os doentes normalmente apresentam-se com um peso dentro da normalidade
  • Irregularidade menstrual
  • Garganta irritada e glândulas inchadas como consequência do vómito auto-induzido
  • Problemas dentários (diminuição do esmalte/aumento das cáries) 
  • O vómito é induzido, normalmente, através da colocação de dois dedos da mão na garganta, criando um calo debaixo do nó dos dedos pela repetição do contacto com os dentes do maxilar superior (Sinal de Russell)
  • Dificuldade em dormir
  • Fraqueza e dor muscular
  • Fadiga
Sintomas Psicológicos:
  • Emotividade e depressão
  • Alterações de humor
  • Obsessão por dietas
  • Dificuldade de controlo. Estes doentes têm medo de não conseguir parar de comer voluntariamente
  • Auto-criticismo severo
  • Auto-estima determinada pelo peso
  • Pensamentos de auto-censura depois de comer (culpa/vergonha)
  • Necessidade de aprovação dos outros
Sintomas Comportamentais:
  • Padrão alimentar caótico embora exista uma obsessão sobre o que deverá ingerir, a quantidade e o que constitui alimentos bons e maus
  • Comer ás escondidas
  • Indisposição depois das refeições
  • Jejum prolongado e frequente
  • Fuga a restaurantes, refeições planeadas e eventos sociais
  • Isolamento social
  • Comportamentos compensatórios (Vómitos, Laxantes e diuréticos)
  • Exercício físico excessivo
  • Comportamentos aditivos (por ex: Abuso de álcool e drogas…)

17 comentários:

  1. Muito bom nos informar,pois assim podemos nos ajudar e ajudar outras pessoas sobre essa grave doença!!!

    ResponderEliminar
  2. euo queria fazeer uma perguntta euo ttenho 14 moro ein minas gerais ;; faço piscoterapia maiis nunca fallei coom miinha piscolloga que euo asho que euo tto coon bulimia maiis ao mermo ttenpo euo esttou ein duvida o que posso fazzer pra tter certteza que sofro de BULLIMIA ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pergunte a sua pissicologa , ela vai te ajudar e te obsevar

      Eliminar
  3. eu tenho uma colaga que tem essa doença

    ResponderEliminar
  4. Eu axo k eu tenho ela eu faço vomito naum aguneto mais k min chamen de gorda e feia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. devias cagar de alto para o que as pessoas dizem! eu ja tive anorexia, completamente diferente da bulimia e tratei me ...deves pedir ajuda aos teus amigos(aqueles que te querem bem)e a tua familia..quem te insulta chama isto e aquilo....é porque nao vÊ nada de agrado em si! sê forte =)

      Eliminar
  5. vai faz é legal vomitar
    kkkkkkkkkkkkkkrsrsrsrsrsrsrshushushu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vc não está regulando muito bem, da sua cabecinha..

      Se vc se fosse fuder, tinha mais piada.. .|.

      Eliminar
  6. NOSSA COMO UMA PESSOA TEM CORAGEM DE FAZER ISSO

    ResponderEliminar
  7. ARRISCAR A PROPRIA VIDA EU PREFIRO SER ASSIM E TER A MINHA AMIGA DE VOLTA. A CAROL

    ResponderEliminar
  8. iso e difisio. eu sei. minha amiga ja passou por issso

    ResponderEliminar
  9. issso e difisio minha irmã ja passou por isso

    ResponderEliminar
  10. para muitos a bulimia e vaidade sei nao acho que e doença

    ResponderEliminar
  11. Tenho 15 anos e sofro de bulimia a algum tempo. Sinto-me mal comigo mesma quando como e passei grandes jejuns, de manhã à noite vomitando todo meu almoço para me sentir bem, bem com o meu corpo.. Tenho tido ajuda, e por isso quero agradecer por escreverem artigos que me mostrem que preciso de ajuda para ser mais feliz e saudável.. Bulimia não ajuda você a se sentir melhor, ou mais magra, é como uma dependência constante, muito mau mesmo.

    ResponderEliminar
  12. tenho uma irma de 14 anos e ela ta com um quadro de bulimia... nao sei o q eu faço

    ResponderEliminar
  13. maggie.danhakl@healthline.com29 de outubro de 2014 às 06:52

    Hi,

    I hope all is well with you. Healthline just published an infographic detailing the effects on the body of Bulimia. This is an interactive chart allowing the reader to pick the side effect they want to learn more about.

    You can see the overview of the report here: http://www.healthline.com/health/bulimia/effects-on-body

    Our users have found our guide very useful and I thought it would be a great resource for your page: http://problemasnaadolescencia12a.blogspot.com/2009/04/bulimia.html

    I would really appreciate if you could review our request and consider adding this visual representation of the effects of bulimia to your site or sharing it on your social media feeds.

    Please let me know if you have any questions.

    All the best,
    Maggie Danhakl • Assistant Marketing Manager

    Healthline • The Power of Intelligent Health
    660 Third Street, San Francisco, CA 94107
    www.healthline.com | @Healthline | @HealthlineCorp

    About Us: corp.healthline.com

    ResponderEliminar